Por que é tão difícil analisar o inconsciente?

31/10/2015 09:48

"A Psicanálise traz para a consciência, conteúdos que estavam recalcados no Inconsciente". S. Freud.

 

A Psicanalise conduz o indivíduo ao encontro do seu verdadeiro eu; o problema com que faz com que muitas pessoas desistam da análise é que “o processo faz com que mostre a nós mesmos aquilo que preferimos ignorar”. E ainda nas palavras de Lacan: “....quanto mais nos aproximamos da verdade da nossa história, mais temos vontade de lhe dar as costas”.

 

Acessar o conteúdo do inconsciente nem sempre é fácil, abre-se feridas é doloroso e depende muito da disposição do próprio paciente em querer melhorar e enfrentar seus “monstros” e suas angustias.

 

Na teoria psicanalítica, Freud projetou uma estrutura psíquica, onde o Ego está sempre procurando atender os desejos do Id e as exigências do super-ego. Nestes conflitos em querer atender as duas instâncias, esses mecanismos criam resistências para que tais conteúdos não sejam acessados, fazendo com que o paciente desista.

Entretanto, quando o paciente supera essas resistências, um novo significado para sua vida aparece, fazendo com que torne-se responsável pelas suas escolhas e pela sua própria caminhada.

 

By Prof. Paulo César.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!